No último sábado (6), aconteceu no Haras Engenho, a Seletiva Internacional de Enduro Equestre, simultaneamente com leilão de cavalos da raça Árabe. A competição, realizada por Laucídio Coelho Neto, foi para classificação de enduristas para o Campeonato Pan-americano, que acontece em outubro desse ano no Uruguai.
O esporte segundo veterinário Paulo Zandavalli, é um dos que mais cresce no mundo e no Brasil, sendo que no Mato Grosso do Sul as provas são realizadas há 12 anos. A competição reuniu atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do Uruguai e Chile, confirmando ao todo a presença de 48 competidores.
A endurista Fabiana Correa de Oliveira, 32 anos, participou da prova de 68 km, junto com o sócio do Haras Serrilha. A atleta monta desde os quatro anos de idade, começou competindo pelo Haras Engenho e a 1 ano compete com sua própria equipe.
Segundo Fabiana, ela começou a prova com 28km, mas foi desclassificada porque o seu cavalo teve problema na pata. “Na avaliação meu cavalo mancou e fomos desclassificados”, lembra Fabiana.
Fabiana é veterinária, cria cavalos árabes e é responsável por uma Clínica de Reprodução na Capital. Uma das únicas mulheres a competir, Fabiana está treinando com sua equipe para competição no final de agosto. “Agora vamos treinar para um campeonato dia 31 de agosto que provavelmente será em Brasília/DF”, relatou a atleta.
VENCEDORES
As provas começaram as 5h30 da manhã e foram finalizadas no final da tarde, na categoria de maior percurso. Os enduristas disputaram em 10 categorias, com percursos variando entre as distâncias de 120, 80, 60, 40 e 20km.
Nas categorias adulto e young riders, as provas tiveram o percurso de 120 km. Os vencedores foram Pedro Stefini Marino e Rodrigo Moreira Barreto. Os cavaleiros garantiram vaga para o Pan-Americano por terem terminado na primeira colocação. Na “curta” mirim, percurso de 68 km, o vencedor foi Guilherme de Oliveira. Na “curta” young riders, a vitória ficou com Alafi Augusto. No percurso 40 km, “aberta” adulto, Claudio Fernandes de Araujo terminou na primeira colocação. Pelo mesmo percurso, Ana Cruz e Lara Marques venceram pelo “graduado” adulto e “graduado” jovem. Na categoria young riders, Gustavo Zandavalli completou em primeiro na prova de 80 km. E na categoria “participação especial” Luis Alberto Melchert de Carvalho e Silva acabou na primeira colocação. Luis Alberto é o único endurista cego federado na Confederação Internacional de Enduro Equestre.
A prova também serviu como observatória para os Jogos Mundiais Equestres, que acontece no ano que vem na França. Confira a relação completa dos vencedores e suas categorias:
CATEGORIA CEI 2* ADULTO 120 KM
01. Pedro Stefani Marino montando Sabino
02. Clayton da Silva montando Esparta do Bom Vier
03. Eduardo Xavier Barreto montando Elinor
CATEGORIA CEI 2* YOUNG RIDERS 120 KM
01. Rodrigo Moreira Barreto montando Avignon Endurance
02. Rafaela Moreira Barreto montando Amyra El Emir
03. Fernanda Carvalho Moreira de Abreu montando Vaskaban El Hylan
CATEGORIA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – 80 KM
01.Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva (único endurista cego confederado do mundo, já foi campeão brasileiro e atua no esporte há 20 anos)
CATEGORIA CEI CEN 1* YOUNG RIDERS 80 KM
01. Gustavo Zandavalli montando Zephir El Jamaal
CATEGORIA CEI CEN 1* ADULTO 80 KM
01. Leonardo Moreira de Abreu montando Horus El
CATEGORIA CURTA YOUNG RIDERS 68 KM
01. Alafi Augusto montando Buscarah El Hylan
CATEGORIA CURTA MIRIM – 68 KM
01. Guilherme de Oliveira montando Tamuz
CATEGORIA ABERTA ADULTO 40 KM
01. Claudio Fernandes de Araujo montando Garoto FHE
02. Carlos Henrique do Nascimento montando EZ Qalb Don Chal
CATEGORIA GRADUADO ADULTO 40 KM
01. Ana Cruz montando Bico Branco
CATEGORIA GRADUADO JOVEM 40 KM
01. Lara Marques montando Oman